Plone para leigos

O Plone é uma solução poderosa e flexível de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System, CMS), fácil de instalar, usar e entender. [saber mais sobre CMS] [como instalar o Plone]

O Plone permite que as pessoas sem nenhum conhecimento técnico possam criar e manter informações em um site publico ou numa intranet/extranet usando apenas um navegador web.

Misturando a criatividade, a velocidade de um open source e a avançada tecnologia da linguagem de programação Python, o Plone oferece também uma segurança superior sem sacrificar a sua potencia ou sua extensibilidade.


I. Segurança

Por ser um produto open source, um grande numero de desenvolvedores investigam questões de segurança em potencial no código do Plone.

Baseado nas bibliotecas do Python e do Zope, o Plone tem uma tecnologia de ponta, que tem o ajudado atingir o recorde de melhor lugar no quesito segurança de todos os CMSs principais. (fonte: National CVE and CCE Vulnerability Database). De fato, segurança é a principal razão do porque muitos usuários de CMSs estão escolhendo o Plone. [confira: cms security.] [saber mais sobre o Zope]

II. Padrões abertos

Por estar nos padrões abertos ele é bem documentado, livremente implementável e mantido por uma comunidade via processo aberto (plone.org). O Brasil também tem uma comunidade em torno das tecnologias Python, Zope e Plone. A comunidade brasileira acompanha o desenvolvimento da plataforma desde sua criação. (Tchezope) (Zope & Plone – Brasil/Portugal Forum)

III. Acessibilidade – W3C

O Plone adere aos padrões World Wide Web Consortium (W3C). Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa (com qualquer deficiência ou não) ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares e PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet. O W3C define padrões para linguagens voltadas para Web (como HTML, XHTML, CSS, ), entre outros.

IV. Casos de uso

Varias instituições/empresas/órgãos utilizam o Plone. O Governo brasileiro é um dos principais usuários desta tecnologia, possuindo vários portais com o mesmo.

Exemplos:


1. Plone: http://plone.org/
2. IFRN: http://www.ifrn.edu.br/
3. SEBRAE: http://www.sebrae.com.br/paginaInicial
4. Presidência da republica: http://www.presidencia.gov.br/
5. Procuradoria Geral da União: http://www.pgr.mpf.gov.br/
6. CIA: https://www.cia.gov/
7. Simples Consult.: http://www.simplesconsultoria.com.br/
8. Interlegis: http://www.interlegis.gov.br/
9. Serpro: http://www.serpro.gov.br/
10. Embrapa: http://www.embrapa.br/
11. IFMG: http://www.ifmg.edu.br/
12. IDG Now: http://idgnow.uol.com.br/
13. Metodista – SP: http://www.metodista.br/
14. Editora Moderna: http://www.moderna.com.br/
15. Portal Brasil: http://www.brasil.gov.br/

V. Integração – Produtos – Python

Integração é um vasto assunto em qualquer organização que já possui um grande número de sistemas legados. Devido ao fato do Plone ser open source, ele possui muitos produtos complementares (add-ons), skins, e ferramentas que provêem funcionalidades extras, já desenvolvidos e totalmente gratuitos.

O mesmo acontece, como a linguagem de programação Python, que tem uma grande gama de excelentes produtos (pacotes) grátis. A maioria destes produtos não interferem diretamente no Plone. Em outras palavras, eles não dão funcionalidade ao contrário dos produtos desenvolvidos especificamente para o Plone. Porém, frequentemente as pessoas perguntam: “Plone pode fazer isto ou aquilo?” E a resposta mais frequente é, ‘Sim, se você puder desenvolver em Python, o Plone faz.” (O guia definitivo do Plone)

VI. Suporte Workflow

O Plone oferece suporte a políticas de Workflow com muita excelência. Workflow é o mecanismo que possibilita automatizar processos de publicação de informações, racionalizando-os e potencializando-os por meio de dois componentes implícitos: organização e tecnologia.

De maneira simples, um Workflow define:

  1. Quais tipos informações (ex. tipos de paginas) devem transitar por um grupo de usuários e sob quais condições;
  2. O controle de movimentação (rota) exercido sobre os documentos;
  3. E o papel de cada usuário (“Quem-faz-o-quê” – Organograma). Basicamente existe três papeis no Plone: O editor – cria os conteúdos para o portal; O revisor – verifica se os conteúdos podem ser publicados; E o publicador – publica os conteúdos.

VII. A Escolha certa

O mercado está cheio de Sistemas de Gerenciamento de conteúdo, então é importante fazer sua lição de casa antes de escolher um. Lembre-se que um simples CMS pode funcionar muito bem no inicio da sua utilização, mas conduzir a problemas de escalabilidade e migração quando você precisa de mais capacidade que ele pode prover. Por outro lado, um CMS poderoso pode ser difícil de aprender e manter de tal maneira que ele nunca ganhe aceitação dos usuários. Tenha certeza que o CMS que você escolher satisfaça suas necessidades hoje sem comprometer seu crescimento futuro.

Esperamos que você tenha tempo para aprender mais sobre o Plone e o que ele pode fazer por você.

VIII. Referencias

Plone. http://plone.org/

Wikipedia. http://pt.wikipedia.org/

NVD. http://web.nvd.nist.gov/view/vuln/search

Plone Metrics. http://plonemetrics.blogspot.com

por fernando jr

~ por Fernando Felix do Nascimento Junior em 26/07/2010.

3 Respostas to “Plone para leigos”

  1. […] Possuímos também uma ferramenta chamada Plone para gerenciamento de conteúdo, que provê todos os recursos que você imaginar para este fim, um sistema de WorkFlow completo, e que fatalmente usaremos (ou pelo menos algo desta ferramenta) mais cedo, ou mais tarde, seje pela facilidade ou pela praticidade. Este é um outro ponto que discutiremos mais a frente! [sobre o Plone] […]

  2. […] Jr's Blog Meu Blog Acadêmico ^^ « 2.2. TALES Plone para leigos […]

  3. oi junior, estou começando a trabalhar com o plone e devo dizer que no momento estou colecionando as pedras que encontro no caminho.
    Gostaria de algo basico, o basico do basico para ser mais exata, por onde começo? o que realmente preciso saber?
    pode me ajudar?

    obrigada
    Larissa

Deixe um comentário